Onde foi parar nossa essência?

Temos perdido nossa essência…….. Ou será que apenas por pouco tempo a tivemos? Quem a encontrar, por favor, coloque uma seta de indicação.
O conto bíblico relata o conflito inicial entre Deus e o homem. Antes tudo era paz, alegria e harmonia. Nas linhas que se seguem à expulsão de Adão e Eva do “Jardim do Éden”, sofrimento e dor passam a ser profetizados. Se a história é verídica, ou apenas um relato no sentido figurado, não importa. Tal discussão deixo aos que amam defender o “Certo e o Errado”.
Gosto de utilizar este exemplo como meditação: Por que insistimos em ausentar de nós nossa essência espiritual? Ninguém é maior, nem melhor do que ninguém. E a batalha em querer ser melhor do que alguém, só existe no campo material. Todavia uma competição avassaladora insiste em engolir o ser humano nas ruas da sobrevivência. Uma competição desonesta ao esquecer de ser espírito – uma busca incessante pelas conquistas que sonha em realizar.
A ausência desta essência nos impede de sentir a paz interior!
É na paz que encontramos todas as respostas para os conflitos. É na paz que encontramos o caminho em direção ao bem-estar da humanidade. É na ausência desta paz que o mundo está literalmente tão conturbado e onde a natureza tem se manifestado ao reconhecer a frigidez na qual o homem tem se transformado.
É na paz que encontramos todas as respostas para os conflitos. É na paz que encontramos o caminho em direção ao bem-estar da humanidade. É na ausência desta paz que o mundo está literalmente tão conturbado e onde a natureza tem se manifestado ao reconhecer a frigidez na qual o homem tem se transformado.
É de se dar o devido valor que no caso de uma destruição de ordem mundial como foi o TSUNAMI lá nas Filipinas, o mundo se deu as mãos. No entanto, minhas observações vão além destes momentos de destruição de ordem mundial. Falo das destruições de ordem fraternal, humana, onde muitos maridos/esposas já não se preocupam com o bem-estar do próprio companheiro/a. Hoje, o mundo per se tem refletido aquilo que nós temos sido interiormente: ao invés de paz, guerra! Guerra dentro de casa; para com os filhos; para com os amigos, a lista vai longa!
Ouvi esta semana um palestrante dizer uma frase de Gandhi: Precisamos fazer antes ser reais em nós as mudanças que queremos dar ao mundo! Como ter paz se nós não buscamos por ela dentro da nossa própria alma. Muitos seres fazem um reboliço por causa de situações irrelevantes, assumindo para si dores que não lhe dizem respeito. Dores que pertencem a outros. Mas o detalhe não é o tomar as dores. O detalhe é o caminho que está sendo dado ao sentir as dores: reboliço, confusão. O difícil é retribuir com amor ao ódio. Todavia não existe exercício mais edificante ao espírito do que este: falar mansamente enquanto o outro lhe atira estupidez, grosseria. Exato, continue sendo amável, bondoso, carinhoso, assim mesmo. Pois no final das contas, como diria Madre Tereza de Calcutá: Sempre é entre você e Deus! E nunca entre você e o mundo!
Quando vivemos uma essência espiritual, deixamos de valorizar as coisas tolas originárias em “quem merece o que” seja pelo motivo que for, uma vez que novos valores são descobertos dentro de nós. A paz interior reina ao praticarmos por exemplo: Nada acontece por acaso! Deus escreve certo por linhas tortas (a propósito, as linhas são tortas diante dos nossos olhos, pois para Deus tudo é feito com extrema perfeição), ao invés de perguntarmos POR QUÊ? passemos a perguntar PARA QUE?…… Para que brigar? Para que explodir? Para que ser grosso? Para que ser maldoso?
Ninguém mais precisa desta resposta do que você! É sua vida que vai mudar! E só então o mundo receberá o reflexo do renovo. Namastê! Jan-16-05
Tags:
Related Posts
- Uma Constante Nova Jornada ( 7 de abril de 2020 )
- A Escolha é Sua ( 7 de abril de 2020 )
- Teoria versus Prática ( 4 de abril de 2020 )
- Deus manda via Fedex ( 4 de abril de 2020 )
- Bom dia Pai! ( 4 de abril de 2020 )
- Solução… Sempre Simples Assim! ( 3 de abril de 2020 )
- Desafio Maior: Ter Paz em Meio a Confusões ( 3 de abril de 2020 )
- O que te ofende, apenas te enfraquece! ( 3 de abril de 2020 )
- Imaginação é Nossa Maior Aliada ( 3 de abril de 2020 )
- Queria um Homem Lésbico! ( 3 de abril de 2020 )
Leave a reply